Selo Procel para luminárias públicas a caminho


O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel - coordenado pela Eletrobras deve lançar em um futuro próximo mais uma categoria de equipamento de iluminação com Selo Procel: as luminárias para iluminação viária pública de LED e lâmpadas de descarga.


A Eletrobras está em fase final de elaboração dos critérios específicos para a concessão do Selo Procel de Economia de Energia. Os mesmos já foram encaminhados para análise dos interessados: ABILUX, fabricantes de luminárias e equipamentos de iluminação, laboratórios, concessionárias de energia e prefeituras que puderam contribuir para elaboração do documento.


Dentre os critérios estabelecidos, estão a comprovação por laboratórios designados pelo Inmetro, do atendimento à especificações técnicas mínimas relacionadas à:


  • Marcação e Instruções

  • Materiais – Fiação interna e externa, tomada para relé fotoelétrico (quando aplicável) e porta-lâmpada;

  • Graus de proteção

  • Características elétricas

  • Controlador do Led (driver)

  • Características fotométricas da luminária e

  • Durabilidade


Os produtos deverão ainda ter garantia mínima de 5 anos para ganharem o selo. Após concedido o Selo Procel, anualmente, o Procel deverá promover a reavaliação das características das luminárias contempladas, com a finalidade de verificar se suas características de desempenho e de segurança elétrica permanecem válidas para a manutenção da autorização do uso do Selo.



O Selo Procel é voluntário e visa destacar para o consumidor os produtos mais eficientes de cada categoria, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e preservação do meio ambiente.


Esta iniciativa é muito importante e bem vinda para todo o setor de iluminação, pois deverá começar a regular o mercado que é desprovido de formas governamentais de selecionar produtos realmente eficientes na iluminação viária pública.


Atualmente uma das grandes dificuldades do setor é identificar os bons produtos dos de qualidade duvidosa, visto a entrada cada vez maior de produtos de LED importados no mercado. Com a etiquetagem das luminárias, os fabricantes poderão assegurar a qualidade de seus produtos, uma vez que passarão por testes em laboratórios designados que poderão assegurar ao consumidor o desempenho e a segurança mínimas exigidas.


Embora em um primeiro momento a etiquetagem seja voluntária, será de muita relevância se esta se tornar compulsória e fizer parte integrante do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do Inmetro. Ampliações do escopo para lâmpadas e luminárias de LED seriam um segundo passo muito importante para regular este setor.



#Procel #JulianaIwashita #LED #lumináriaspúblicas #ABILUX #Inmetro

0 visualização

EXPER Soluções Luminotécnicas

Rod. Raposo Tavares, s/n, km 22

The Square Granja Vianna - Bloco F - Sala 103

Cotia - SP - Brasil

CEP 06709-015

 

+55 11 99911-9952 

contato@expersolution.com.br

Uma iniciativa Exper para

Work Life Balance

www.projetoconectese.com.br

logo_conectese.png
  • Facebook ícone social
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram
  • YouTube Social  Icon