Iluminação Eficiente

Blog de especialistas da EXPER

 

Iluminação Eficiente

Blog de especialistas da EXPER

 

As novas normas brasileiras para LEDs

Muito vem se falando em equipamentos de LED para iluminação e pouco em normas brasileiras. Estas, entretanto, vem sendo discutidas e elaboradas por 3 Comissões de Estudo da ABNT dentro do CB-03 Eletricidade:  CE 03 034 01 Lâmpadas elétricas; CE 03 034 02 Reatores, ignitores, transformadores e controles e CE 03 034 03 Luminárias e Acessórios.

 

O resultado do trabalho destas comissões começam a aparecer. Este ano as normas começaram a ser publicadas. As primeiras foram as normas da CE 03 034 02, que publicaram em janeiro duas normas referentes aos dispositivos de controle, conhecidos como drivers:

  • ABNT NBR 16026:2012 
Dispositivo de controle eletrônico c.c. ou c.a. para módulos de LED — Requisitos de desempenho; e

  • ABNT NBR IEC 61347-2-13:2012 
Dispositivo de controle da lâmpada. 
Parte 2-13: Requisitos particulares para dispositivos de controle eletrônicos alimentados em c.c ou c.a para os módulos de LED

Atualmente três importantes normas, escopo da CE 03 034 01 Lâmpadas elétricas, encontram-se disponíveis em consulta nacional. Veja detalhes na Tabela 1. Os interessados podem analisar as propostas de normas e votar até dia 23 de outubro pelo site da ABNT: http://www.abntonline.com.br/consultanacional/.

 

Tabela: Normas em consulta nacional até 23 de outubro.

 

Todas estas normas são baseadas em normas internacionais IEC, sendo desejado que se tornem normas harmonizadas, isto é, tenham o mesmo  conteúdo técnico. Futuramente, normas específicas de medições em LEDs, baseadas na CIE deverão ser foco de estudo.

 

Encontram-se ainda em andamento a elaboração de outras normas específicas de LED: na Comissão de Lâmpadas elétricas, uma norma para avaliação de desempenho de módulos de LED, baseada na IEC 62717 - LED modules for general lighting – Performance requirements e na Comissão de Luminárias e acessórios, uma norma específica de Luminárias a LEDs, baseada na IEC/PAS 62722-1 – Luminaire performance – Part 1: general requirements.

 

Ambas as normas devem trazer recomendações de ensaios de tipo e critérios de desempenho para módulos e luminárias respectivamente e conseqüentemente começar a criar regras normativas para verificação de produtos. Com isto, o primeiro passso para educação do mercado começa a ser dado. Os fornecedores precisarão se adequar, definindo informações mínimas necessárias para forneceder aos clientes e garantindo desempenhos mínimos dos produtos.

 

 

Please reload

Posts em destaque

Nova Portaria para certificação de lâmpadas de LED é publicada

05.04.2018

1/2
Please reload

Novos Posts

13.04.2018

Please reload

Procure por Tags