Iluminação Eficiente

Blog de especialistas da EXPER

 

Iluminação Eficiente

Blog de especialistas da EXPER

 

Luzes natalinas

25.12.2012

 

 

 

A cada ano vemos decorações de Natal cada vez mais belas, criativas e tecnológicas pelas ruas e avenidas das cidades, shoppings e interiores de edifícios e casas. E para isso, a luz tem um papel fundamental, criando efeitos e dando vida aos ambientes e às áreas públicas das cidades.  As pequenas luzes natalinas, também chamadas de pisca-piscas, são pré requisitos no final do ano.

 

Com preços acessíveis, de fácil instalação e de grande impacto visual, eles embelezam, porém podem trazer certos riscos, se aplicados de forma incorreta. Podem ocasionar curtos-circuitos, choques elétricos e incêndios. A combinação da energia elétrica aliada aos materiais combustíveis geralmente presente nas decorações natalinas, instalações elétricas mal feitas e a diversidade da qualidade dos equipamentos podem resultar em graves acidentes.

 

Estes produtos são regulamentados pelo Inmetro, pela Portaria 27/00, devendo atender a alguns requisitos obrigatórios de marcação. As embalagens devem conter informações obrigatórias em português, a saber:  tensão e corrente; indicação da potência máxima do conjunto e  nome, marca ou logomarca do fabricante ou importador. As luzes natalinas entretando não são certificadas, não são testadas e não há selo do Inmetro para o produto.

 

Esses produtos não podem apresentar material ferroso no condutor e os plugues devem ser equivalentes ao novo padrão (com pinos de 4 mm). Para testar os pisca-piscas, basta passar um ímã sobre o produto e se ele aderir à peça é indício que há material ferroso, e pode causar curto-circuito.

 

Outro ponto importante é em relação ao consumo de energia. Geralmente são lâmpadas de filamento incandescente, o que também gera um consumo de energia adicional. Muitas opções em LED vem sendo empregadas nos últimos anos também nesse segmento, trazendo economias de energia e possibilidade de mais efeitos decorativos.

 

Outra preocupação é em relação ao uso em locais úmidos ou próximos de água. A água é condutora de energia e se houver contato de lâmpadas mal isoladas e o corpo humano, podem causar choque elétrico.

 

Dessa forma para aplicações externas os produtos devem ser específicos. Os pisca-piscas externos geralmente estão dentro de mangueiras plásticas para evitar contato com elementos que podem causar acidentes ou tem uma isolação reforçada.

 

Para evitar acidentes segue alguns cuidados recomendados por especialistas e concessionárias de energia:

 

- Comprar luzes e enfeites adequados para o ambiente onde fará a instalação;

- Verificar informações elétricas nas embalagens;

- Ter cuidado para não sobrecarregar as tomadas;

- Se os itens forem reaproveitados de anos anteriores, fazer a manutenção antes de instalá-los;

- No interior de casas e lojas, não colocar a decoração perto de móveis e itens que possam pegar fogo com facilidade;

- Não utilizar fita crepe ou fita adesiva, apenas fita isolante;

- Somente adultos devem fazer a decoração. Não deixar crianças e animais sozinhos perto dos enfeites e das luzes de Natal;

- A instalação elétrica na área externa não deve ser feita em dia de chuva ou com o gramado molhado;

- Não manuseiar as luzes e enfeites com as mãos ou os pés molhados;

- Guardar os itens da decoração em local protegido da chuva e de animais que possam danificar o produto; e

- Adquiri-los sempre em locais formalmente estabelecidos e exigir a Nota Fiscal.

Com os cuidados devidamente tomados, as instalações tornam-se mais seguras e a decoração natalina cumpre sua função de embelezar e trazer apenas alegrias neste período de festas.

 

Desejo a todos um 2013 muito iluminado e de muitas realizações.

 

 

Please reload

Posts em destaque

Nova Portaria para certificação de lâmpadas de LED é publicada

05.04.2018

1/2
Please reload

Novos Posts

13.04.2018

Please reload

Procure por Tags