Iluminação Eficiente

Blog de especialistas da EXPER

 

Iluminação Eficiente

Blog de especialistas da EXPER

 

Lightfair 2013: os destaques da maior feira de iluminação americana

Nos dias 21 a 25 de abril ocorreu na cidade da Filadélfia, Pensilvânia, a  24a edição da LIGHTFAIR International (LFI). Com mais de 500 exibitores, está foi a maior feira de iluminação comercial e arquitetural da sua história. Dividida em pavilhões temáticos, a feira trouxe as tecnologias e inovações que deverão definir o futuro da iluminação.

 

A LFI se destaca das demais feiras internacionais por estar sempre associada à uma conferência muito bem conceituada, patrocinada pela IES (Illuminating Engineering Society) e pela IALD (International Association of Lighting Designers. Este ano houveram 66 cursos, somando mais de 200 horas de treinamentos entre cursos de 1 e 2 dias, seminários de 3 horas ou palestras de 90 minutos. Este ano a conferência começou dois dias antes da feira e terminou algumas horas após o encerramento da mesma. Dentre os diversos assuntos oferecidos, os participantes puderam participar de cursos sobre iluminação natural, aplicações e projetos de eficiência energética, influência da luz na percepção humana e bem estar, visão mesópica, fotometria, desenvolvimentos com leds,  novas tecnologias e tendências para o futuro.

 

Voltada para a indústria, especificadores, arquitetos, engenheiros e lighting designers a feira também se destaca pelas oportunidades de networking, pois promove alguns eventos para integração dos participantes como almoços técnicos, visitas externas à obras iluminadas, premiações, encontros e festas.

 

Precedendo a abertura da feira, foi realizada a premiação LFI Innovation Awards®, onde os participantes puderam conhecer as principais inovações e seus fabricantes em quinze categorias de produto.

Dentre as categorias e produtos, destacarei alguns que julguei interessantes. Na categoria Pesquisa, Publicações, Software e equipamentos de medição o premiado foi a nova versão do software AGI32 (Versão 14) que traz o cálculo luminotécnico com visão mesópica segundo definido pela IES TM-12-12, indicado para cálculo de iluminação externa e pública. Atualmente este é o único software que traz esse algoritmo e inova por possibilitar determinar as luminâncias e iluminâncias considerando as condições da visão mesópica.

 

Na categoria Lâmpadas Convencionais, Retrofit e lâmpadas de LED para substituição, o destaque é dado para lâmpada fluorescente tubular da OSRAM modelo Sylvania Octron 800XP XL Supersaver T8. Concorrendo com diversas lâmpadas de led, está lâmpada fluorescente tubular de 25W e 28W T8 ganhou o premio por possuir vida de até 84.000 horas.

 

Na categoria LED, OLED, Chips e Módulos, o produto Light Sheet da Cooledge Lighting ganhou o premio com um sistema de iluminação LED que combina a fonte de luz, a parte mecânica e elétrica em uma folha flexível de luz com largura de 1’ a 11’ de largura e comprimento de até 8’, sem a necessidade de sistemas de dissipação complementar.

 

Nesta categoria é importante destacar algumas tendências para os produtos de led: leds com temperaturas de cor quentes com altos Índices de Reprodução de Cor (Ra) e com um bom desempenho da cor R9. Observou-se também  várias empresas com produtos seguindo os padrões Zhaga.

 

Neste concurso 156 empresas inscreveram 307 produtos, lançados nos últimos 12 meses. O julgamento foi feito por profissionais independentes de iluminação, entre eles representantes da IES e IALD e os produtos foram analisados quanto à sua inovação em design e concepção.

Os principais vencedores dessa edição da LFI Innovation Awards® 2013 foram:

 

1. Produto mais inovador do ano (maior prêmio do Concurso): Luminária pendente BoldPlay da Philips;

2. Prêmio de design (reconhecimento da excelência em Design): Light Sheet da Cooledge Lighting

3. Prêmio de inovação técnica (reconhecimento à tecnologia de iluminação com visão para o futuro): Silicones moldáveis da Dow Corning

4. Prêmio Citação dos Julgadores (prêmio especial de reconhecimento de produto inovador dado pelos juízes): Lâmpada Hue personal sem fio da Philips

A Lightfair também se destacou pelos eventos de networking, entre ele a LightFEST, onde os participantes puderam interagir e assistir um show de dança no escuro. Dançarinos com tecnológicas roupas iluminadas destacavam-se com luzes interativas de oled.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jantar de confraternização entre organizadores da LightFair e participantes latino americanos:

Da esquerda para direita: Rochelle Burt (vice president LightFair International), Marco Martins Poli (Abilux), Isac Roizenblatt (Abilux), Elly McCloud (diretora executiva LightFair International), Juliana Iwashita Kawasaki (Exper), Sra Roizenblatt, Victor Palacio (lighting designer Mexico). Frente: Maria Clara de Maio (Lume Arquitetura) e Liliana González (IES México)

 

Outro destaque foi dado a um evento paralelo a feira, a Reunião Ibero-Americana, que teve a participação de representantes brasileiros, entre eles os diretores da Abilux, Isac Roizenblatt e Marco Martins Poli e da ASBAI, Rafael Leão, que deu boas vindas aos participantes da América Latina e México juntamente com o arquiteto e lighting designer mexicano Victor Palácio.  Posteriormente, a organização da Lightfair cordialmente convidou alguns brasileiros para um seleto jantar de confraternização, mostrando a internacionalidade do evento e integração com o Brasil.

 

 

 

Please reload

Posts em destaque

Nova Portaria para certificação de lâmpadas de LED é publicada

05.04.2018

1/2
Please reload

Novos Posts

13.04.2018

Please reload

Procure por Tags