Iluminação Eficiente

Blog de especialistas da EXPER

 

Iluminação Eficiente

Blog de especialistas da EXPER

 

Inovações da Light+Building

 

Entre os dias 30 de março e 4 de abril ocorreu em Frankfurt, Alemanha, a Light+Building, principal feira de Iluminação do mundo para Arquitetura e Tecnologia. O evento reuniu cerca de 2.300 expositores de todo o mundo e milhares de arquitetos , arquitetos de iluminação, designers, engenheiros,  comerciantes e indústrias de todos os continentes.

 

A cada dois anos, a feira apresenta as mais recentes inovações para as áreas de iluminação, engenharia elétrica, automação predial, residencial e software para a indústria de construção. E o tema principal na Light+Building é a eficiência energética.

 

Com 10 pavilhões de exposição, a feira reuniu inovações tecnológicas em todos os segmentos de atuação: iluminação decorativa, corporativa, urbana, pública, automação residencial e predial, componentes, leds, equipamentos de medições, softwares, entre outros. Os seis dias de exposição foram insuficientes para percorrer com tranquilidade todos os pavilhões da feira, tamanha a quantidade de empresas e inovações expostas.

 

Nesta edição da Light+Building, os sistemas de controle de iluminação foram o grande destaque, na minha avaliação pessoal. Luminárias com tecnologia led já eram esperadas, como nas últimas feiras, mas o controle dessas através de sistemas interativos foi o que se destacou na minha visão. Com controles wi-fi individualizados as luminárias podem agora ser controladas, dimerizadas, mudar de cor e interagir com o usuário através de celulares e tablets.

 

Imagine ser possível localizar uma pessoa e acompanhar seu deslocamento em um local através da posição de luminárias em aplicativos para tablets ou a iluminação poder ser programada para nos despertar ou para avisar que a comida está pronta. Imagine luminárias ou lâmpadas mudarem de cor conforme a vontade do usuário com um simples controle em um aplicativo de celular ou o foco de luminárias direcionáveis de led se mover sem a luminária ser mexer. Tudo isso já é possível com tecnologias de controle.

 

Em relação a automação predial, várias empresas destacaram o protocolo aberto KNX, mostrando uma forte tendência de controle e automação não proprietária. O KNX fortaleceu-se também como associação com a participação de vários países. Hoje em dia no mercado mundial, mais de 300 fabricantes em 33 países fabricam produtos para o protocolo KNX. Isto possibilita a interoperacionalidade de diferentes marcas e produtos em uma mesma instalação, garantindo para o proprietário do edifício ou gestor de manutenção uma flexibilidade e até mesmo continuidade de solução para sua instalação.

 

Semelhante conceito de interoperacionalidade defende também o consórcio Zhaga em sistemas com tecnologia LED. O Zhaga teve destaque na feira em diversas empresas de componentes de luminárias led, mostrando uma tendência ou busca de padronização de algumas tipologias de componentes. Seminários foram oferecidos durante a feira pelo Zhaga para disseminação do conceito e das vantagens.

 

Outro destaque importante foi dado a tecnologia OLED (led orgânico). Várias empresas destacaram a tecnologia em luminárias com designs inovadores para os sistemas convencionais de iluminação. Aliados a controles, as luminárias dimerizavam ou até mesmo se moviam automaticamente, configurando formas diferentes de disposição.  

 

Outras soluções para eficiência energética foram apresentadas como: geração fotovoltaica e eólica para alimentação de sistemas de iluminação urbana, telegestão para luminárias públicas, medição inteligente do consumo de energia e smart grids. A feira destacou que a combinação de sistemas eficientes de iluminação e de redes de tecnologia de serviços, possibilitam um espectro integrado de produtos e serviços que fazem uma contribuição decisiva para a exploração do potencial máximo de economia de energia de edifícios.

 

Basta agora saber quando essas tecnologias chegarão ao mercado brasileiro e como serão absorvidas. As inovações e possibilidades foram apresentadas. Precisam ser agora disseminadas e viabilizadas.

 

 

 

Please reload

Posts em destaque

Nova Portaria para certificação de lâmpadas de LED é publicada

05.04.2018

1/2
Please reload

Novos Posts

13.04.2018

Please reload

Procure por Tags