top of page

APLICAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DA NOVA NORMA ABNT NBR 5101:2024 

OBJETIVO​

Apresentar os aspectos e mudanças da nova norma ABNT NBR5101:2024 Iluminação viária – Procedimentos, publicada em 25 de março de 2024, na visão de especialistas em iluminação pública, atuantes no processo de revisão. Com a presença do coordenador do trabalho na Comissão de Estudos, de consultores e projetistas do setor serão apresentados uma visão abrangente da aplicação dos novos requisitos e os impactos da nova norma em projetos de IP.

 

A QUEM SE DESTINA​

Profissionais ligados à área iluminação pública: gestores municipais, projetistas, consultores, fabricantes e importadores de equipamentos e interessados em geral na área.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO​

• Conceitos fotométricos
• Sistema de classificação de luminárias
• Classificação de vias e requisitos para iluminação viária
• Projeto de iluminação viária
• Medição em campo
• Poluição luminosa e limites para temperatura de cor correlata
• Compatibilidade com arborização
• Iluminação adaptativa
• Indicadores de eficiência energética

PROFESSOR
IMG_6411 mod Alisson_editado.jpg

ALISSON DIAS JUNQUEIRA

 

Engenheiro Eletricista pela Escola Politécnica da USP, mestre em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas de potência pela USP. Especialista em Iluminação Pública e Controles de Iluminação com experiência em projetos de eficiência energética, eletrônica de potência, gestão de uso de energia, medição e verificação e retrofits de iluminação. Responsável da EXPER Soluções Luminotécnicas para projetos e avaliações de projetos de iluminação pública viária.

371A3950 - Exper - 2024 - Editada.jpg

JULIANA IWASHITA

 

Arquiteta, mestre e doutoranda em Engenharia Elétrica. Membro da Comissão de normas técnicas de Aplicações luminotécnicas e medições fotométricas do COBEI/ABNT, tendo atuando como coordenadora de 2008 a 2017, membro da ASBAI (Associação Brasileira dos Arquitetos de 
Iluminação), onde coordenou a Comissão de Estudo da Indústria e Comércio. Especialista técnica da CGCRE/INMETRO para avaliação da conformidade da certificação compulsória de equipamentos de iluminação: lâmpadas led e luminárias públicas. Professora de cursos de pós-graduação em Lighting Design na Faculdade Belas Artes e MBA Gestão Sustentável de Energia da Universidade Presbiteriana Mackenzie em parceria com a Câmara Brasil-Alemanha. 

images.jpg

LUCIANO HAAS ROSITO

Engenheiro Eletricista, especialista em iluminação e iluminação pública. Professor de cursos de iluminação pública no Brasil e exterior. Palestrante em seminários e eventos na área de iluminação e eficiência energética. Coordenador de Comissões de Estudo e grupos de trabalho para a criação e revisão de normas técnicas no Brasil junto ao CB03 do COBEI - ABNT. Ex Coordenador do Centro de Excelência em Iluminação Pública - CEIP de 2006 a 2010. Ex-diretor comercial da Tecnowatt, atualmente diretor da B.E.G. Brasil. 

20200408_182031.jpg

PAULO CANDURA

Engenheiro Mecânico pela Universidade de São Paulo, Pós Graduado pela FGV em Administração da Produção e Operações Industriais. Especialista em Iluminação Urbana e Esportiva. Membro do IESNA, e das Comissões de Estudos CE. 34.3 – Luminárias e Acessórios da ABNT, e da CE. 34.4 – Aplicações Luminotécnicas e Medições Fotométricas da ABNT. Trabalhou por quase 20 anos no Departamento de Iluminação Pública de São Paulo – ILUME, onde ocupou os cargos de Diretor de Materiais, Diretor de Manutenção e Operação e Diretor Técnico Geral. Coautor do livro ILUMINAÇÃO URBANA e titular da empresa LUZ URBANA. 

b0e126_4633b792e8694937a9f980aac238e4af~mv2.jpeg

SERGIO LUCAS DE M. BLASO

Técnico em inovação tecnológica formado na Cemig Distribuição onde trabalhou por 35 anos. 
Atua desde 1989 no segmento de iluminação pública, elaborando estudos e padrões técnicos sobre materiais, equipamentos e projetos. Membro atuante da ABNT no Comitê Brasileiro de Eletricidade COBEI desde 1991, no desenvolvimento das normas de equipamentos e aplicações luminotécnicas de iluminação pública.

PRÓXIMA TURMA 

LISTA DE ESPERA
FORMAS DE PAGAMENTO

À vista ou em até 2x sem juros no cartão de crédito

 

Descontos de parceiros (não acumulativos):​

  • Associados ABD, ABESCO, ABILUMI, ABILUX, ABRASIP-MG,  ASBAI, ASBEA, ADP, AURESIDE, GBC BRASIL e ELETROBRÁS: 10% de desconto

  • Convidados Lume Arquitetura, O Setor Elétrico, Editora Lumiere, Revista Potência: 10% de desconto

  • Participantes LEDforum 2023: 20% de desconto.

  • Alunos de graduação e pós graduação: 10% de desconto.

  • Assinantes Projeto Conecte-se: 20% de desconto

INSCRIÇÕES

treinamentos@expersolution.com.br 

C • 11 • 99911 9952 

DEPOIMENTOS

bottom of page