WORKSHOP: CERTIFICAÇÃO E ETIQUETAGEM DE LUMINÁRIAS PÚBLICAS

OBJETIVO

Este WORKSHOP visa aprofundar as questões relativas à gestão municipal, compra de equipamentos de iluminação pública e principais falhas em editais de forma bastante prática com estudos de casos reais de diversas Prefeituras.

O curso visa apresentar os requisitos e a importância do atendimento aos aspectos normativos  revistos nas comissões de normas para projetos e luminárias públicas e os possíveis impactos técnicos e econômicos para gestão municipal com a Resolução 414/2010.
 

A QUEM SE DESTINA

Profissionais ligados à área iluminação pública: gestores de iluminação pública, prefeituras, concessionárias, fornecedores de equipamentos e tecnologias de iluminação pública, investidores do setor, escos e empresas de projeto e manutenção de iluminação pública.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Importância da Iluminação Pública no Brasil – cenário atual

  • LEDs em iluminação pública - exemplos e estudos de caso

  • Equipamentos e suas características 

  • Avaliação da conformidade de equipamentos - ensaios, etiquetagem, certificação, Selo Procel

  • Cenário atual pós repasse dos ativos de iluminação pública

  • Situação do mercado com a Resolução 414/2010 – Concessionária x Prefeitura e Fabricantes

  • Desdobramentos legais da mudança da legislação em relação à Iluminação Pública

  • Inventário dos pontos de iluminação e compartilhamento da infraestrutura com os Municípios e novas tecnologias

  • Impacto econômico na gestão municipal – Estudos de Casos

  • Elaboração de Projeto de Lei para criação ou reajuste de CIP/COSIP – Estudos de Casos

  • Impactos gerais aos Municípios

  • Os novos Editais  para Gestão Integrada de Iluminação Pública após a Resolução da ANEEL  

  • Posicionamento do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo - Estudo de Casos 

  • Participação das distribuidoras de energia elétrica nos processos licitatórios e a LEI 12.529/2011 que estrutura o sistema bransileiro na concorrência e trata das infrações contra a ordem econômica

  • A obrigatoriedade de fixar normas técnicas da ABNT nos Editais de Licitação para aquisição de equipamentos para ILUMINAÇÃO PÚBLICA e a responsabilidade do gestor público

  • Questionamentos e impugnações por vícios que maculam o processo licitatório com especificações inadequadas nos editais - Estudos de Casos

  • Necessidade de desonerar os municípios da incidência do ICMS na conta de consumo da iluminação pública e do IPI das luminárias - Estudos de Casos

 

METODOLOGIA
  • Apresentação expositiva de vários estudos de casos

  • Avaliação prática dos equipamentos de demonstração (Luminárias LED, lâmpadas, etc)

  • Debates sobre temas tratados durante o curso

PALESTRANTE​S

ALEXANDRE PAES LEME

Engenheiro Eletricista formado pelo CEFET-RJ. Coordenador técnico do Programa de Avaliação de Conformidade na área de iluminação. Responsável técnico pelo Programa de certificação de luminárias públicas e lâmpadas led.

 

ALFREDO GIOIELLI

Advogado, pós-graduado em Direito Tributário, especializado em Direito Processual Tributário e Conselheiro do Conselho Superior de Direito da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio). Especialista no segmento de iluminação pública, atua desde 1995 para o setorial, prestando consultorias e auxiliando na viabilização de projetos de eficiência energética e modernização do parque de iluminação. É sócio do escritório Gouveia Gioielli Advogados.

 

DANIEL BOUTS

Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Especialista em Eficiência Energética pelo Curso de Especialização sobre o Uso Racional da Energia da UNIFEI. Trabalha desde 2005 na Centrais Elétricas Brasileiras S/A - Eletrobras, no âmbito do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica - Procel, no qual integra o núcleo responsável pela gestão do Selo Procel nos segmentos de Iluminação e Aquecimento Solar de água.

LUCIANO HAAS ROSITO

Engenheiro Eletricista formado pela PUCRS com especialização em Gestão Empresarial. Ex-coordenador do CEIP – Centro de Excelência em Iluminação Pública e da Área de Iluminação do LABELO/ PUCRS. Coordenador de Comissões de Estudo e grupos de trabalho de estudo de iluminação pública da ABNT/COBEI. Professor de cursos de iluminação pública e autor de artigos sobre o tema.

 

MÁRCIA ANTÔNIO DA SILVA

Engenheira Eletricista formada pela UFF, mestre e doutora em Eng. Mecânica pela UFF.  Assessora técnica da RIOLUZ, responsável pela avaliação e homologação de produtos de iluminação pública sob o ponto de vista fotométrico, mecânico, elétrico e estético para aplicação na cidade do Rio de Janeiro. 

INFORMAÇÕES

DATA:

CARGA HORÁRIA:

LOCAL:

INSCRIÇÕES:

 

 

 

22 • OUTUBRO • 2015    |   9h00 às 18h00

8h

CENTRO DE TREINAMENTOS EXPER
R Basílio da Cunha, 369 • Aclimação • SP

treinamentos@expersolution.com.br  |  T • 11 • 4704-5972/ 4262-1840

 

TURMA PRESENCIAL RESTRITA

CONSULTE OPÇÃO POR TRANSMISSÃO SIMULTÂNEA AO VIVO

 

• Associados ABD, ABESCO, ABILUMI, ABILUX, ABRASIP-MG,  ASBAI, ASBEA,                ADP, AURESIDE, GBC BRASIL e ELETROBRÁS: 10% de desconto

• Convidados Lume Arquitetura, O Setor Elétrico, Editora Lumiere: 10% de desconto

Alunos de graduação e pós graduação: 10% de desconto
• Desconto Especial: Inscreva-se em 5 módulos diferentes e ganhe 1 módulo a escolher

OBS: Os descontos não são acumulativos

Receba GRATUITAMENTE publicações sobre Iluminação Pública elaborada pelos Palestrantes do Workshop

Concordo em receber informações dos cursos e newsletters da EXPER 

Somos contra SPAM

DEPOIMENTOS

Jeannette C. Monteiro

Analista de Gestão - Coelba - BA

‘’O Workshop de Iluminação Pública realizado pela EXPER foi ótimo, apresentou um conteúdo bastante amplo, diferenciado, consistente e rico em detalhes.Trouxe informações que muitas vezes passam despercebidas e uma abordagem muito técnica além da apresentação de cases de sucesso,  permitindo uma visão ampla do trabalho a ser realizado e o desejo quase que obrigatório de realizar outros. Um evento realmente bom, atendeu às minhas expectativas, sem dificuldade de administrar o tempo e com preço acessível.’’

Fernando Bottene

Lighting Architect - Via Luz Iluminação

"Temos interesse em continuar mantendo contato com os variados cursos relacionados a iluminação oferecidos pela Exper. Além da qualidade dos profissionais envolvidos nos mais variados seguimentos da iluminação acredito também que o grande diferencial seja o network proporcionado pelos participantes do evento.

No Workshop de iluminação publica conseguimos estabelecer contatos horizontais com alguns fornecedores de soluções complementares (automação e gestão)  a iluminação LED que fornecemos e essas parcerias horizontais resultaram em novos negócios e oportunidades conjuntas." 

Thiago E. Iannuzzi

Diretor - Repume

"Ano passado participei do Workshop de Iluminação Pública. Gostaria de relatar que fiquei bastante satisfeito com o conteúdo abordado, transferência do ativo de iluminação pública das concessionárias para as prefeituras.
Naquele momento existiam muitas dúvidas sobre o assunto e o Dr. Alfredo conseguiu solucionar muitas dúvidas e inclusive me gabaritando de novas informações que foram de grande importância após o curso. Ele conseguiu tornar claro a compreensão do assunto de grande complexidade."

Bruno Sena

Licitações - Repume

"Agradeço a empresa organizadora, bem como aos profissionais extremamente capacitados que apresentaram os assuntos abordados durante o evento, tivemos situações e acontecimentos reais muito bem explicados. O processo de transição e de evolução tecnológica em nosso pais, referente a Iluminação Pública, é algo de extrema importância e que se deve ter uma atenção especial. No meu ponto de vista, todos os interessados e até mesmo aos profissionais que já atuam no ramo de Iluminação Publica, deveriam participar de eventos como este."
 

1/2

Please reload

EXPER Soluções Luminotécnicas

Rod. Raposo Tavares, s/n, km 22

The Square Granja Vianna - Bloco F - Sala 103

Cotia - SP - CEP 06709-015

 

11 4704-5972 | 11 99911-9952 Whatsaap