top of page

Iluminação Eficiente

Blog de especialistas da EXPER

 

Iluminação Eficiente

Blog de especialistas da EXPER

 

Tecnologia e tendência dos OLEDS


Instalação de luz de OLEDs. Imagem cedida pela Philips Iluminação

O led orgânico, mais conhecido por OLED, promete ser a tecnologia que revolucionará a iluminação em um futuro próximo. Diodo emissor de luz, assim como o led, ele diferencia-se por ter em sua composição química moléculas de carbono.

A luz nos OLEDs é gerada por eletroluminescência, isto é, substâncias químicas emitem luz quando uma corrente elétrica é aplicada. Esse princípio foi descoberto por Ching W. Tang em 1975 na Kodak. Uma nanométrica camada de semicondutor orgânico fica entre um sanduiche de dois eletrodos. A corrente elétrica passa do eletrodo positivo para o negativo através do filme orgânico, fazendo com que o mesmo emita luz. Para proteger essas camadas, o OLED é completamente selado entre placas de vidro.


A tecnologia OLED é aplicada atualmente em displays de celulares e dispositivos de jogos móveis. Alguns televisores também apresentam a tecnologia, embora a preços elevados no exterior. Em iluminação, sua aplicação é relativamente nova, porém promete revolucionar a forma de iluminar. Isto porque, a luz resultante dos OLEDs, é uma luz difusa, uniforme, confortável e extraída de superfícies extremamente finas. Estruturas com espessuras de 0,7mm a 1,8mm tornam a solução uma opção para as mais diversas aplicações, podendo tornar o OLED uma opção de material luminoso.


Soma-se a isso, as propriedades de transparência ou reflexão quando os OLEDs estão apagados, tornando a tecnologia uma opção hightech para diversas aplicações em arquitetura e design de produtos. Os OLEDs podem também ser dimerizados, ser coloridos, e ter opção de brancos em diversas temperaturas de cor.


Possuem atualmente limitações dimensionais, são estruturas pequenas, sendo necessário a composição de diversas placas para formar aplicações maiores. Ainda não são tão eficientes ou possuem vidas tão longas quanto os LEDs e são tecnologias bastante caras. Entretanto é uma tecnologia em franco desenvolvimento, como pode ser visto pelos roadmaps para os próximos 5 anos divulgado pela Philips Iluminação.


A Philips possui duas linhas de desenvolvimento, uma para aplicações decorativas e outra para aplicações que exigirão desempenho luminoso. Na linha decorativa, os OLEDs do futuro serão flexíveis e mudarão de cor. Prioriza-se nessa linha de desenvolvimento o aumento das dimensões máximas, a mudança de cor, flexibilidade da estrutura e propriedades de transparência quando desligado.


Tabela 1: Roadmap – OLED Linha decorativa

Fonte: Philips Lighting, 2012


A outra linha de desenvolvimento, são soluções com melhores desempenhos, visando a utilização para iluminação. Percebe-se nessa linha de pesquisa, evoluções consideráveis quanto a eficácia luminosa e vida útil, além de excelentes características de reprodução de cores.


Tabela 2: Roadmap – OLED Linha desempenho

Fonte: Philips Lighting, 2012


A tecnologia OLED ainda tem muito a evoluir, principalmente para se ter custos mais acessíveis, porém é certo que sua aplicação no futuro quebrará paradigmas e trará muita inovação para as obras e os produtos de iluminação.

Posts em destaque
Novos Posts
Procure por Tags
bottom of page